adaoguitars@gmail.com (11) 4168-3893

História - ARS Guitars

História

Conheça Nossa História

ars-guitarsars-guitarsars-guitars

A ARS Guitars é uma empresa voltada inovação no mercado nacional de instrumentos de cordas feitos artesanalmente. Estabelecida na Grande São Paulo, há mais de 15 anos realiza sua função com humildade e competência, atendendo solicitações de músicos dos mais variados estilos e tendências musicais.

Na Oficina ARS os instrumentos são confeccionados mediante um processo totalmente artesanal, onde as madeiras são escolhidas criteriosamente, obedecendo a experiência do Luthier Adão Ribeiro, além claro, dos conselhos sábios de seus mestres na arte da luthieria.

“O Começo”

Tudo isso começou com um brinquedo ingênuo, feito de pedaços de madeira esquecidos, alguns pregos e barbante, numa cidade pequena e distante do interior de Minas Gerais, onde a infância parece não passar nunca.

Num brinquedo de criança, numa lembrança esquecida, o sonho se manteve contido porém nunca esquecido.

Dias se passaram até que a dura realidade da vida fez mais uma vez pessoas migrarem de suas origens à capital do país, em busca de emprego, dignidade e identidade próprias: hora de deixar de lado a doce e inocente brincadeira de criança e cair no mundo.

Serviços gerais, ajudante de pedreiro, pedreiro, mestre de obras, 'peão' novamente. Empregado e dependente, lutando num país louco e economicamente desequilibrado.

De repente, uma boa chance de trabalhar como ajudante numa oficina: oportunidade inusitada porém desapercebida. Não numa oficina qualquer: uma oficina de uma empresa que se aventura a construir guitarras de baixo custo e de qualidade duvidosa.

O sonho latente retorna à tona, trazendo memórias de uma infância outrora esquecida, fazendo com que a esquecida brincadeira do passado retome vida e forma. Um motivo a mais para continuar em frente e perseverar.

Naquela década as informações eram restritas, a pesquisa era inexistente e a obtenção de matéria prima adequada gerava prejuízos. E ninguém queria mesmo saber a opinião dos outros. O lucro ou nada.

Martelando 'trastos' nos braços dos instrumentos, a quantidade de produção devia ser mantida a qualquer custo: 60 instrumentos por dia! Impossível caprichar.

A clientela nacional, desprovida de opções, assimila bem a nova fase do mercado de instrumentos musicais.

Mas a experiência, a paciência, o dom divino, o coração humilde de quem batalhou muito e a paixão pelo que se faz tornam um ajundante num grande profissional.

Em poucos anos, peças padronizadas de linha de produção deixam de causar interesse, dando lugar ao incontido desejo de produzir peças únicas, com qualidade e beleza! Surge a transformação de um ajudante para LUTHIER.

Buscando novos desafios e especialização na nova profissão, o caminho foi se associar a artesãos renomados e experientes, que até hoje atuam no ramo.

"A Oficina"

Depois de trabalhar desde 1993 ao lado do luthier Josino Saraiva da CAST Guitars (que fica em Osasco-S.P.), em 1999 Adão Ribeiro abre sua própria oficina de luthieria, com instalações próprias na cidade de Barueri, a apenas 3km da região de Alphaville, S.P.

ars-guitarsars-guitarsars-guitars